Monday, June 27, 2011

Hora de mudanca

   Uma vez alguem (na verdade realmente nao me lembro quem, mas sei bem ser parte de alguma conversa interessante com alguem a quem eu credito aqui algo que me marcou. Thanks.) me disse ter lido ou ouvido que, de tempos em tempos voce precisa passar por alguma mudanca drastica em sua vida. Um tempo curto nao me lembro se 6 ou 8 anos e uma mudanca provocada por voce. Enfim, alguma coisa que mude a dinamica e talvez o curso de sua vida, por exemplo mudar de emprego, de area profissional, de cidade e isso se estende com certeza a varios diferentes niveis de mudanca.
  Ha um ano e meio atras parti para uma mudanca de vida. Deixei meu trabalho, minha casa, minha familia, meus amigos, meu namorado, meu pais e me joguei na experiencia de um intercambio cultural nos Estados Unidos da America (Sou Aupair em Arlington, VA). Minhas motivacoes seriam assunto pra um inteiro novo post, ou varias novas postagens. Minhas experiencia aqui assunto para inumeras outras, mas hoje quero falar de mudanca. Minhas expectativas, conceitos, pre-conceitos, julgamentos, stereotipos, impressoes a respeito desse pais e dessa gente, digo que mudaram muito. Incrivelmente e enormemente e em grande escala mudaram para melhor. Tenho orgulho de ter vivido aqui, tenho carinho pelo pais e pela gente. Assumo e claro, que tem muitos defeitos assim como todo lugar, mas as minhas impressoes e analise agora sao feitas em bases diferentes de antes. Enfim, mais uma mudanca. Agora meu programa chegou ao fim e num periodo mais curto do tempo previsto para mudancas dramaticas, la vou eu de novo. Sei que o simples fato de voltar ao Brasil e recomecar minha vida do zero sera algo bem diferente, mas quero ainda mudar um pouco mais; re-construir tudo diferente. Fazer algo assim como uma reforma geral.
 Nao quero ter medo. Minha tendencia e pensar que talvez a vida agora, com uns ajustes aqui e acola seria o mais seguro a ser seguido, mas eu optei pela mudanca e nem sempre pode-se mudar algumas decisoes tomadas. O novo esta ali na frente. Batendo em minha porta (porta essa que nem tenho, pra dizer a verdade) e planos mirabolantes circundam minha cabeca enquanto meu coracao nao sabe que lado tomar. Hoje comecei a empacotar minhas coisas, sem empolgacao bem digo, mas com a determinacao de quem sabe quem tem que fazer o que anda tentando adiar sempre mais um dia. Calha que me lembrei disso que alguem me disse sobre a necessidade da mudanca e que quem faz isso tende a viver melhor. Ter mais qualidade de vida ter mais vivacidade, alegrias e criatividade. A conversa se desenrolou por um rumo de que as mudancas calcadas em fatalidades sao geralmente manejadas com medo e que as mudancas provocadas e planejadas sao gerenciadas com excitacao. O desafio faz bem ate mesmo ao mais cautelosos. A sensacao de vitoria ao realizar o que se foi proposto e estimulante. As dificuldades enriquecem a capacidade de articulacao e com certeza desenvolvem o senso criativo. Entao porque nao mudar? Porque nao arriscar a monotonia segura pelo risco da transformacao? O nosso dia a dia e mais gostoso se tiver sempre uma pitada de descoberta, de paixao. Nao penso que estabilidade seja ruim, estagnacao sim. E se nao sair do jeito que planejamos...e so mudar de novo. Talvez esse texto seja um incentivo para que eu me mova alem da preguica e facilidade da acomodacao (rs) .Mas sei  que estou a um passo de enfrentar o imediato novo e quero tentar estender essa ideia a minha vida futura. Se eu puder viver cada vez melhor e esse for um bom ingrediente, estou de coracao aberto para tal.

Agradecimento especial a esse alguem que me disse isso. Se algum dia ler esse post e souber que foi voce, me conta? Vou ficar feliz de relembrar o papo e dizer obrigada por ter influenciado minha vida de maneira positiva. :)

No comments:

Post a Comment